sábado, 7 de novembro de 2009

PROGRAMAÇÃO ESPECIAL APRESENTA A DIVERSIDADE DO AUDIOVISUAL NO MUNDO

Vivo arte.mov - Em 2009, a programação do Festival conta com a parceria do Festival Internacional de Arte em Mídias móveis, o Vivo arte.mov. Realizado anualmente em Belo Horizonte, o festival traz parte de sua programação para Salvador, o que para os organizadores foi uma aproximação mais do que natural. “Os dois eventos se aproximam muito. Ambos falam do audiovisual contemporâneo e do fomento à produção artística. O caminho para uma parceria atendeu as nossas expectativas”, afirma a coordenadora do arte.mov na Bahia, Fátima Fróes.

A parceria se desdobra em diversas mostras paralelas, entre elas a exibição, na capital baiana, dos vídeos selecionados para a mostra competitiva do evento mineiro. São 47 produções realizadas em meios portáteis, para exibição em celulares e computadores, com duração de até três minutos.

Na abertura do 5 Minutos, no dia 16, o arte.mov exibe o “Impakt Fest”, tradicional festival holandês que tem como temática a liberdade, com produções de diversas partes do mundo. No dia seguinte (17) é a vez do festival belga Cine Pocket, com vídeos realizados em celulares. Serão exibidas em Salvador as dez produções que participaram da mostra competitiva do evento neste ano. Rodrigo Minelli explica que uma das missões dos organizadores do Vivo arte.mov é discutir a cultura da mobilidade e lidar com as novas tecnologias e as mídias móveis. “Quem for ao Festival 5 Minutos poderá ver o melhor das mostras competitivas e informativas que ocorrem no festival em Belo Horizonte, que finaliza dois dias antes da mostra de Salvador”, informa o curador da mostra.

Uma das mostras mais esperadas vem do Japão. É a Dot Mov, que acontece em várias cidades do país asiático, em novembro. As exibições em Salvador serão realizadas entre os dias 18 e 20. São 19 filmes do Japão, Estados Unidos, Canadá, Reino Unido, Alemanha e Austrália.

Curta-metragens no Cine Aberto - No dia 18 de novembro, acontece a mostra “Cine Aberto – Ponta de Areia”, com exibição de curta-metragens mineiros e baianos. De acordo com o coordenador do Cine Aberto, Helder Quiroga, a mostra também faz uma ponte entre a produção baiana e mineira, “o projeto visa promover o intercâmbio cultural e a reflexão sobre o fazer audiovisual na contemporaneidade, envolvendo profissionais e instituições de Minas Gerais e Bahia. Visa, ainda, promover a troca de conhecimentos, experiências e produtos culturais entre os dois estados”, identifica Helder.

Entre as realizações que compõem a mostra, vídeos que abordam temas como o patrimônio material e imaterial de Minas Gerias e a dicotomia “sonho e realidade” de Cuba. “Na Mostra, o público vai poder conferir novas tendências, novas linguagens, experiências culturais distintas, além de conhecer mais a cultura mineira e as similitudes com o comportamento cultural baiano", revela Helder.

O audiovisual da África - Completando a viagem pelos continentes, o Festival Nacional 5 Minutos traz a Salvador o Dockanema, festival de documentários realizados anualmente em Moçambique. O público brasileiro poderá participar, no dia 20, do debate com o fundador e diretor do evento, Pedro Pimenta. No dia seguinte, o público poderá conferir uma mostra dos melhores vídeos do Dockanema, na Sala Alexandre Robatto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário