sábado, 7 de novembro de 2009

CINEMA, MÚSICA E INTERATIVIDADE

Uma verdadeira festa do audiovisual. Assim pode ser definido o XIII Festival Nacional 5 Minutos, que acontece de 16 a 21 de novembro, em Salvador e outras dez cidades do interior do estado, com uma programação vasta que inclui mostras de vídeos, exposições, debates e oficinas. E quem estiver na capital, poderá curtir, ainda, performances de DJs e VJs, que irão agitar o evento. Entre os convidados estão os DJs El Cabong e Camilo Fróes e os VJ Gabiru e Dexter. O Festival Nacional 5 Minutos é uma realização da Diretoria de Audiovisual (Dimas) da Fundação Cultural do Estado da Bahia.

Consolidado como um dos principais festivais brasileiros dedicados à linguagem audiovisual, o 5 Minutos possui números grandiosos em sua programação: ao todo, serão dez mostras — com mais de 300 vídeos de todo o mundo; seis debates; quatro workshops; além “lanrrauze” com jogos nacionais; exposição, vídeo-instalação e lançamento de livro. Pra completar isso tudo, cada dia de atividades será sempre encerrado com uma performance musical, já que todos os dias contam com performances de DJ, ou VJ. “O audiovisual não é só documentários e ficções. É também a arte de se montar um vídeo que acompanhe as batidas agitadas do rock ou a graciosidade da música clássica. O importante é fazer refletir, sentir o que o artista quer expressar”, conta a diretora de audiovisual da Fundação Cultural do Estado da Bahia, Sofia Federico.

A festa começa já na abertura do evento. No dia 16, a partir das 20h, o DJ El Cabong e o VJ Gabiru se unem para produzir uma experiência multisensorial. Enquanto El Cabong sobe nas pick-ups e desfila um repertório com muito pop e rock, o VJ Gabiru acompanha as mixagens do colega misturando cores, mandalas, formas, fractais e psicodelia nos vídeos que serão projetados no local.

Entre os dias 17 e 20 de novembro, os DJ Camilo Fróes e El Cabong se revezam e fazem uma mistura que irá agradar a todos os gostos. “Toco as músicas que eu respeito, e que merecem ser ouvidas. Rock e axé antigos, eletrônico, pop, carimbó, forró, sambas das mais diversas matizes, novidades independentes e até mesmo funk carioca. Estou pronto para o que der e vier”, afirma o DJ El Cabong.

Já no dia 21, para encerrar o evento, o VJ Dexter apresenta sua performance intitulada “Natureza vs tecnologia”, uma mistura de imagens das grandes metrópoles com o ritmo sutil de campos, bosques e florestas. A proposta do artista é o de fazer o público refletir sobre como conviver com o mundo capitalista, competitivo e globalizado, sem perder o equilíbrio e a conexão com a natureza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário