sábado, 7 de novembro de 2009

INSCRIÇÕES ABERTAS PARA OFICINAS GRATUITAS

Além das mostras, exposições e atrações interativas, o Festival 5 Minutos oferece, em 2009, diversas oportunidades para quem quer se capacitar ou conhecer um pouco mais da área audiovisual: são oficinas, workshops e mini-cursos gratuitos. Escolha o tema de sua preferência e fique atento às datas das inscrições, que acontecem de 3 a 10 de novembro, através do site http://www.dimas.ba.gov.br/5min2009/programa%C3%A7%C3%A3o/oficinas.htm.


- Workshop “Narrativas visuais interativas”

Um laboratório onde as pessoas, poderão experimentar ferramentas livres de produção multimídia e trabalhar com a convergência de mídias, visando a apresentação de uma performance interativa e multi-experimental. As aulas acontecem nos dias 19 e 20 de novembro, quinta e sexta, das 9h às 13h, e das 14h às 18h, na Sala Luiz Orlando/3° andar, da Biblioteca Pública dos Barris.

No dia 21, na noite de encerramento do festival, os alunos apresentarão o resultado do workshop, através de performance-instalação, no quadrilátero da Biblioteca, às 21h.

A facilitadora é Tininha Llanos, que desenvolve projetos na área das artes visuais ligadas às Tecnologias da Informação e Comunicação, desde 2001. Já atuou como produtora, educadora, técnica, desenvolvedora e design, utilizando ferramentas livres como plataformas de código aberto, softwares multimídia e produtores de textos coletivos (wikis). Além dela, participam do evento, como convidados, o comunicólogo Ricardo Ruiz, o seletor de som José Balbino e o músico Cristiano Figo.


- Mini-curso de Análise Fílmica

A atividade envolve a análise formal e de conteúdo do filme ‘Embriagado de Amor’, do diretor Paul Thomas Anderson. A aula será realizada no dia 20 de novembro, sexta-feira, das 8h30 às 12h30, na Sala Alexandre Robatto, nos Barris. O curso é ministrado pelo professor do curso de Jornalismo da UNIJORGE, artista visual e mestre em comunicação e cultura contemporâneas pela UFBA, André França.


- Oficina: Técnicas de produção de games 3D

Se você sabe o que é o unreal engine e quer aprender a utilizá-lo para criar e modificar cenários de jogos, esta oficina foi feita para você. As aulas acontecem nos dias 17 e 18 de novembro, terça e quarta, em diversos horários, na SAGA - School of Art Games and Animation (que fica na Av. Sete), e serão ministradas pelo professor Rogério Félix, mestrando em Games pela PUC/SP e Bacharel em Banco de Dados – Oracle pelo IBTA.


- Oficina de Roteiro: A arte e as técnicas dramáticas para o vídeo

Nesta atividade o aluno irá aprender sobre a função do roteirista, a idéia como ponto de partida para o roteiro, a narrativa audiovisual, etapas da elaboração de um projeto, storyline e argumento, construção de perfil de personagem, construção de diálogos e o poder do clímax.

A aula acontece no dia 18 de novembro, quarta-feira, das 8h às 12h, na Unijorge/Paralela, e será ministrada pela jornalista e professora universitária, mestra em Artes Cênicas pela UFBA, e especialista em roteiro de TV e vídeo pela UNIJORGE, Ana Paula Sampaio Guedes. O público-alvo da oficina são os estudantes de comunicação, audiovisual e cinema, ou realizadores de vídeos.


E lembre-se: as inscrições poderão ser feitas de 3 a 10 de novembro, através do website da Dimas. Informações, através dos telefones (71) 3116 8105 / 3116 8106 / 3116 8100.

Nenhum comentário:

Postar um comentário