sexta-feira, 20 de novembro de 2009

"Cine Aberto – Ponta de Areia" une Minas e Bahia

Construir uma ponte entre realizadores mineiros e baianos é a proposta do Cine Aberto – Ponta de Areia, iniciativa das ONG Contato (de Belo Horizonte) e Eletrocooperativa (de Salvador), que realizou mostras e debates na capital baiana, dentro da programação do XIII Festival Nacional 5 Minutos. “Há uma clara similaridade na gênese artística de baianos e mineiros. Então vamos unir as tecnologias sociais e a experiência da Contato e da Eletrocooperativa, e permitir que a juventude destes estados se expresse, se conscientize e, neste processo, conscientize também a sociedade”, afirma o representante da Contato, Helder Quiroga.

Mostra de vídeos
Além dos debates, o Cine Aberto – Ponta de Areia exibiu também, durante o Festival 5 Minutos, uma mostra de vídeos, com produções que abordaram temas como o patrimônio material e imaterial de Minas Gerais e a dicotomia “sonho e realidade” de Cuba. O público aprovou o evento. “É ótimo poder notar as diferenças sutis entre os vídeos baianos e mineiros, ver como os povos retratam seus patrimônios materiais e imateriais. O Cine Aberto, por si só, já valeu a minha vinda ao Festival. Estou ansiosa para assistir às outras mostras do 5 Minutos”, conta Jeane Santos, de 32 anos.

Competição
Além da programação especial, o Festival 5 Minutos conta também com uma Mostra Competitiva. A competição chega ao fim no sábado (21), quando serão escolhidos cinco vídeos, em diversas categorias, que dividirão um total de R$ 30 mil reais. A premiação funciona da seguinte forma: quatro vídeos serão escolhidos por uma comissão julgadora (1º ao 3º lugar, e o vídeo de “jovem realizador”, para produtores menores de 21 anos) e um será escolhido pelo público, através de voto direto nos locais de exibição na capital e interior.
Quase todas as regiões do país estão representadas na competição, mas os estados com maior destaque são a Bahia (com 30 selecionados), seguido de São Paulo (6), Rio de Janeiro (4), Minas Gerais (3) e Goiás (2). Os estados do Paraná, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Sergipe terão um representante cada. A cerimônia de premiação acontece às 19h, na Sala Walter da Silveira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário