sábado, 7 de novembro de 2009

PRODUÇÕES DE TODO O MUNDO NO FESTIVAL NACIONAL 5 MINUTOS

Diversos festivais em um só: assim pode ser definido o 13ª Festival Nacional 5 Minutos, que acontece entre 16 e 21 de novembro, em Salvador. Realizado pela Diretoria de Audiovisual da Fundação Cultural do Estado da Bahia. O evento, além da mostra competitiva – que distribuirá R$ 30 mil em prêmios – e do panorama nacional, conta com ampla programação de mostras paralelas que englobam a recente produção audiovisual de diversas partes do mundo. “Temos parceria com eventos de várias partes do país, que trarão ao 5 Minutos o melhor de suas programação, incluindo produções asiáticas e européias feitas em mídias móveis ”, afirma a coordenadora geral do Festival, Tatti Carvalho.

Mostras Paralelas buscam a inovação

A vez dos baixinhos - Não é só o público adulto que irá se divertir no Festival 5 Minutos. Os “baixinhos” também têm espaço garantido, nas matinês. É a Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis, que apresenta em Salvador produções voltadas à identidade cultural brasileira e sua diversidade. Nos dez vídeos que serão exibidos, personagens divertidos aprontam as mais diversas aventuras. “Apresentamos uma alternativa ao que é mostrado na televisão. O cinema é um instrumento poderoso de educação e celebração das diferenças. Claro que divertir é essencial, mas podemos fazer mais. Podemos ensinar a criança valores positivos”, afirma a diretora da mostra catarinense, Luiza Lins.

Mostra Media Sana - Uma mostra com vídeos que são exibidos e editados ao mesmo tempo, ao vivo. Isto é o Live Cinema, performance do coletivo Media Sana que será apresentada dia 20 de novembro, no festival. O grupo realiza remixes (acompanhados de música eletrônica) de imagens, manchetes de jornal e depoimentos colhidos em transmissões de emissoras de TV, que se transformam, a cada apresentação, em um produto diferente. O teor político está sempre presente nas composições do Media Sana, que mostra em Salvador oito de suas criações.

Duas Mostras Universitárias - A mistura de estilos e experiências do Festival Nacional 5 Minutos abraça, em 2009, os universitários. Em parceria com o Centro Universitário Unijorge, o evento realizará duas mostras audiovisuais: a Doc e a Microfilme. “É uma possibilidade de conectar a produção acadêmica aos projetos de fomento à cultura, oportunidade para que os futuros profissionais coloquem em prática o que aprenderam em sala de aula”, afirma a coordenadora do curso de Publicidade e Propaganda da instituição, Patrícia Moraes.

A mostra Doc dá vazão aos documentários de curta e média-metragem, produzidos por alunos de jornalismo de Salvador, enquanto a de microfilmes apresenta vídeos de 1 minuto, criados através de mídias móveis (celulares, câmeras fotográficas, etc.).

Nenhum comentário:

Postar um comentário