sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Competição acirrada no XIII Festival Nacional 5 Minutos

Walter da Silveira lotada, durante a exibição da Mostra Competitiva



Os aplausos e gritos da platéia não deixam dúvida: a disputa pelo prêmio de melhor vídeo da Mostra Competitiva do XIII Festival Nacional 5 Minutos está acirrada. O evento – realizado pela Diretoria de Audiovisual (DIMAS) da Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB) – vai até o dia 21 de novembro (sábado), data em que serão conhecidos os vencedores nas cinco categorias, que dividirão uma premiação de R$ 30 mil.

Para a arquiteta Alice Elon, 48 anos, que veio em todas as edições do evento, há uma clara evolução na qualidade das produções. “Este ano os realizadores se superaram. As experimentações continuam, mas há também uma linguagem mais acessível, que emociona, faz rir, chorar, mas também nos faz parar e analisar a idéia do diretor, os motivos que o levaram a escolher esta cor ou aquele ângulo”, comenta.
Vale lembrar que o público, através de voto direto, ajuda a eleger um dos vencedores.
Mas não é só o público que está dividido: “Me emocionei com alguns filmes, vai ser difícil escolher o melhor”, afirma a diretora e uma das juradas da mostra, Lisa Lins. “Mas o importante é a vontade dos realizadores, aquilo de ter o desejo de fazer cinema e se empenhar nisto. A arte precisa de eventos deste tipo, para as pessoas brincarem, experimentarem, descobrirem caminhos”, completa Lisa. Além dela, fazem parte da comissão de premiação o ator Jandir Ferrari, o mestre em artes visuais Sávio Leite, e os diretores Renato Chiappetta e Rodrigo Grota.

Nenhum comentário:

Postar um comentário