sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Festival 5 Minutos abre espaço para a produção universitária

A mistura de estilos e experiências do Festival Nacional 5 Minutos abraçou, em 2009, um grupo de realizadores bem especial: os universitários. A XIII edição do evento contou com a parceria do Centro Universitário Unijorge, que realizou duas mostras audiovisuais, além de oficinas e making of do Evento. “A parceria é de extrema importância para o nosso curso. É uma possibilidade de conectar a produção acadêmica aos projetos de fomento à cultura, oportunidade para que os futuros profissionais coloquem em prática o que aprenderam em sala de aula”, afirma a coordenadora do curso de Publicidade e Propaganda da instituição, Patrícia Moraes.

Mostras Paralelas Universitárias
Os universitários baianos tiveram duas mostras em exibição no F5M: a Mostra Doc, realizada nos dias 17 e 19, e a Mostra Microfilme, que tem seu último dia de exibição neste sábado (21), das 9h às 21h. Enquanto a primeira deu vazão aos documentários de curta e média-metragens, produzidos por alunos de jornalismo de Salvador; a outra apresentou filmes de 1 minuto, criados através de mídias móveis. “Muito legal a iniciativa de convidar os universitários a exibirem suas produções no Festival. Com certeza o público jovem aprova a iniciativa, tanto pela linguagem utilizada como pelos próprios temas escolhidos”, afirmou o comerciante Cassius da Cruz, 35 anos, enquanto assistia aos documentários.

Cada vez mais jovens
O Festival instituiu também o Prêmio Vito Diniz, de melhor vídeo de Jovem Realizador, onde concorrem jovens de até 21 anos. Este ano cinco realizadores – classificados para a Mostra Competitiva do evento – disputam o prêmio de R$ 3 mil. O vencedor será conhecido na cerimônia de premiação do evento, neste sábado, às 19h.

Nenhum comentário:

Postar um comentário