sábado, 21 de novembro de 2009

Festival 5 Minutos abre espaço para consciência negra

O último dia do XIII Festival Nacional 5 Minutos, que acontece no dia 21 de novembro (sábado) tem uma programação dedicada à África, como parte das comemorações da semana nacional da Consciência Negra. Através de uma parceria com o Festival moçambicano Dockanema, o 5 Minutos brinda o público baiano com a rara oportunidade de conhecer o atual panorama audiovisual do continente africano e, de quebra, traz a Salvador o idealizador do evento, Pedro Pimenta.
“O Dockanema cria um diálogo entre os cineastas moçambicanos e os profissionais dos outros países africanos. E o Brasil, dentro desta oportunidade histórica de reconciliação com sua matriz cultural, certamente receberá muito bem as produções que serão exibidas”, afirma o cineasta. A exibição dos vídeos acontece a partir das 16h na Sala Alexandre Robatto.
Em seguida o público participa de um debate com Pedro Pimenta, que apresentará um pouco da sua experiência como diretor e produtor executivo em países como Moçambique, Angola, Zimbabwe, Etiópia e África do Sul. Assuntos como formação técnica, canais de distribuição e perspectivas para o estreitamento das relações da produção daquele continente com a Bahia e o Brasil também estarão em pauta.
As similaridades entre a cultura brasileira e a africana serão mostradas em três documentários: I Love You, de Moçambique, em que um garoto de 11 anos tenta explicar a uma prostitua sobre a importância dos preservativos; My Beautiful Smile, do Senegal, que aborda a tradição africana de tatuar as gengivas; e Ilha dos Espíritos, que conta a história da primeira capital de Moçambique, e a relação de seu povo com o mundo espiritual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário