segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Começa hoje o Festival Nacional 5 Minutos




Uma verdadeira festa. Assim pode ser definido o XIII Festival Nacional 5 Minutos, que começa nesta segunda-feira (16) com lançamento literário e mostra de vídeos do Impakt Fest, tradicional festival holandês de audiovisual. A partir das 20h, no Quadrilátero da Biblioteca Pública do Estado, um DJ e um VJ apresentam uma experiência multisensorial: enquanto o DJ El Cabong sobe nas pick-ups e desfila um repertório com muito pop e rock, o VJ Gabiru acompanha as mixagens misturando cores, mandalas, formas, fractais e psicodelia nos vídeos que serão projetados no local. E isto é só o início.

Hip hop e literatura

A programação começa às 18h30, com o lançamento do livro “Estética Marginal”, de Victor Moriyama, que aborda a cena do grafite entre 2006 e 2008. A publicação, que reúne diversos textos e fotos sobre o assunto, conta a história de dez artistas do gênero e lança um olhar sobre esse movimento das artes plásticas, tão comum às grandes metrópoles. O livro que será lançado em Salvador é o primeiro da série homônima de cinco publicações da editora e visa contribuir para o fomento da arte e o registro histórico deste tipo de expressão ainda marginalizada.

Vivo arte.mov

Em 2009, a programação do Festival conta com a parceria do Festival Internacional de Arte em Mídias móveis, o Vivo arte.mov. “Os dois eventos se aproximam muito. Ambos falam do audiovisual contemporâneo e do fomento à produção artística. O caminho para uma parceria atendeu as nossas expectativas”, afirma a coordenadora do arte.mov na Bahia, Fátima Fróes.

A parceria se desdobra em diversas mostras paralelas, entre elas a exibição na capital baiana de vídeos produzidos fora do Brasil. Na abertura do 5 Minutos, hoje, às 19h, o arte.mov exibe vídeos do “Impakt Fest”, tradicional festival holandês que tem como temática a liberdade, com produções filmadas em diversas partes do mundo.

SERVIÇO

O quê: Abertura do XIII Festival Nacional 5 Minutos / performances de DJ e VJ
Quando: Hoje, dia 16, a partir das 18h30
Local: Quadrilátero da Biblioteca Pública do Estado da Bahia, Sala Walter da Silveira e Sala Alexandre Robatto.
Quanto: grátis

Nenhum comentário:

Postar um comentário