terça-feira, 20 de outubro de 2009

Formação de Público - Mostra exibe vencedores do Festival Nacional 5 Minutos de 2007 e 2008


Programa tem foco em escolas públicas e privadas
e visa a formação de público para o audiovisual

Aproximar os jovens da linguagem audiovisual e formar um público interessado na produção cultural brasileira. Este é o objetivo da Mostra de vídeos premiados do Festival Nacional 5 Minutos, que exibe os vencedores de 2007 e 2008. O evento acontece nos dias 23, 26 e 28 de outubro, às 9h e às 14h, na sala Walter da Silveira, nos Barris e possui inscrição gratuita para escolas públicas ou particulares da Região Metropolitana de Salvador.
“A facilidade de se fazer VTs curtos, até mesmo com a câmera de um celular, e postá-los para o mundo todo na internet é cada vez mais atrativa para os jovens. Então precisamos canalizar o desejo de se expressar com as possibilidades atuais. Afinal, a diversão pode se tornar uma profissão bastante prazerosa”, aponta o caminho, a diretora de audiovisual da Fundação Cultural do Estado da Bahia, Sofia Federico, ao comentar as novas tecnologias e suas possibilidades de criação para o audiovisual.
Os vídeos exibidos prometem agradar a todos os gostos. Os mais antenados certamente irão se divertir com “voltage”, de 2008, que mostra robôs meio humanos e meio sintetizadores conectando-se num transe caótico. Já quem gosta de “se ver” na telona não pode perder “O Sal Tupinambá” (2008), a história de um indígena que vive de caçar aratus no sul da Bahia. “Todos os vídeos são ótimos, difícil escolher os melhores. Temos dois programas de exibição, um com os vencedores do ano passado, e outro de 2007. As escolas ou grupos podem escolher qual programa preferem ver. Cada exibição conta com cerca de nove vídeos e dura entre 30 e 40 minutos”, explica a diretora.
Para participar da mostra, basta acessar o site do festival clicando AQUI, fazer a escolha da programação, preencher o ofício e encaminhar para formação.publico@funceb.ba.gov.br. “Temos capacidade para receber grupos de cinco a 200 pessoas. Basta a escola ou entidade educacional entrar em contato conosco”, afirma Sofia. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3116-8106, com Aline Clea.

Nenhum comentário:

Postar um comentário