quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Festival 5 Minutos divulga selecionados para a Mostra Competitiva

A expectativa aumentou! O XIII Festival Nacional 5 Minutos divulgou a lista dos 50 selecionados para a Mostra Competitiva do evento. “São vídeos de diversas partes do País, que mostram a mais recente produção brasileira no segmento curto formato. Há ficções, documentários e animações”, comemora a diretora de audiovisual da Fundação Cultural do Estado da Bahia, Sofia Federico.

A competição irá selecionar cinco vídeos, em diversas categorias, que dividirão o prêmio de R$ 30 mil. Quatro vídeos serão selecionados por uma comissão de premiação (do 1º ao 3º lugar, e o vídeo de “jovem realizador” menor de 21 anos) e um será escolhido pelo público (prêmio do júri popular). As exibições da mostra competitiva acontecem de 17 a 20 de novembro em Salvador e simultaneamente em 11 cidades do interior do estado, sempre às 20h.


Quase todas as regiões do país estarão representadas na competição, mas os estados com maior destaque são a Bahia (com 30 selecionados), seguido de São Paulo (6), Rio de Janeiro (4), Minas Gerais (3) e Goiás (2). Os estados do Paraná, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Sergipe terão um representante cada.


Processo de seleção

Os finalistas foram selecionados por uma comissão formada por dez integrantes de reconhecida atuação no segmento artístico, que analisaram os 242 vídeos habilitados para o evento deste ano. Quem não foi selecionado para a mostra competitiva não ficará de fora. Em Salvador será exibido o Panorama Nacional, com os outros 192 vídeos que não estão participando da competição”, afirma Sofia Federico.


COMISSÃO DE SELEÇÃO:

Confira, abaixo, a lista e o currículo dos dez integrantes da comissão de seleção designada pela Diretoria de Audiovisual da Fundação Cultural do Estado da Bahia que escolheram os integrantes da mostra competitiva:


Flávio Lopes - Artista Visual

Formado em filosofia na Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da UFBA. Participou como curador e da comissão de seleção de mostras nacionais e internacionais, a exemplo do Prêmio Braskem de Cultura e Arte e do XV Festival internacional de Arte Eletrônica Videobrasil SP.


Gildasio Leite – Diretor e ator teatral

Formado em Direção e Interpretação pela Escola de Teatro da UFBA, foi ator de grandes montagens a exemplo de MacBeth; Biderman e as Incendiárias, dentre outras. Participou de diversas obras cinematográficas como Anjo Negro; Akipalô; Rebelião do Brutas (produção italiana da Fama Filmes); O Último Herói de Gabi; Tenda dos Milagres, entre outros.


Irene Carballido - Publicitária/ Professora

Formada em Comunicação Social e Publicidade Pela Universidade Católica e em Ciências Sociais Pela Universidade Federal da Bahia. Pós-graduada em Psicocriatividade pela Universidade Autônoma de Barcelona.


José Vieira Neto - Arquiteto e cineasta

Bacharel em arquitetura, já foi premiado como cartunista no Salão de Humor de Piracicaba. Desenvolveu o primeiro filme de animação em 3D feito na Bahia, o “Prisioneiro na Torre”.


Marcos Carvalho - Músico/ compositor e produtor

Produtor com larga experiência em trilhas sonoras originais para teatro, dança, cinema e publicidade. Atuou como regente em corais do Estado da Bahia. Dirigiu o Coro Devir no espetáculo “Coro de Palhaços”, que lhe rendeu o Troféu Caymmi de direção musical.


Reinofy Duarte – Professor

Bacharel em Letras Vernáculas pela Universidade Federal da Bahia, participou dos cursos de Roteiro e Ficção da X Filmes; Documentários, da DIMAS; Fonética Acústica do Departamento de Letras da Universidade de León – Espanha. É produtor executivo do Ciclo Salvador de Cinema – Caixa Cultural Salvador. Atuou como diretor e roteirista dos Curtas-metragens “Cegueira” e “Você Vai Ver Só”.


Ricardo Castro - Diretor, ator e autor

Integrou a Companhia Baiana de Patifaria e participou de companhias teatrais de São Paulo. Escreveu, dirigiu, produziu e atuou no monólogo R$ 1,99, que chega as 10° ano em cartaz.


Silvana Rezende - Videasta

Bacharel em Artes Pela Universidade Federal da Bahia, é formada em Administração de Empresas pela FAAP/SP. Participou do Curso de realização cinematográfica em 16mm da Fundação Oswald de Andrade/Eca–USP. Atuou como consultora na área de audiovisual para a TV Universitária da UFBA.


Wallace Nogueira - Produtor e Realizador

Bacharel em Filosofia pela Universidade Federal da Bahia, participou de cursos e oficinas como o de Desenvolvimento de Projetos de Documentário–DOC TV IV, pela Fundação Joaquim Nabuco de Pernambuco; oficina de imagem e som; e oficina de roteiro ministrado por Orlando Senna.


Valéria Simões - Fotógrafa/ artista Plástica

Bacharel em Artes Plásticas Pala Universidade Federal da Bahia. Realizou algumas exposições como “Lugar de Ausência”; “Giramundo”; “Varre Estrada”; “Lá Flora”, entre outros. Foi Premiada no III Prêmio Nacional de Fotografia pela Funarte, e no Concurso Cultural “Afro Brasileiro”.­­­­­­­­­


A imprensa pode obter mais informações na Lima Comunicação (tel: 3240-6344/66) com o jornalista Jan Penalva (tel: 8792-1770)


terça-feira, 20 de outubro de 2009

Formação de Público - Mostra exibe vencedores do Festival Nacional 5 Minutos de 2007 e 2008


Programa tem foco em escolas públicas e privadas
e visa a formação de público para o audiovisual

Aproximar os jovens da linguagem audiovisual e formar um público interessado na produção cultural brasileira. Este é o objetivo da Mostra de vídeos premiados do Festival Nacional 5 Minutos, que exibe os vencedores de 2007 e 2008. O evento acontece nos dias 23, 26 e 28 de outubro, às 9h e às 14h, na sala Walter da Silveira, nos Barris e possui inscrição gratuita para escolas públicas ou particulares da Região Metropolitana de Salvador.
“A facilidade de se fazer VTs curtos, até mesmo com a câmera de um celular, e postá-los para o mundo todo na internet é cada vez mais atrativa para os jovens. Então precisamos canalizar o desejo de se expressar com as possibilidades atuais. Afinal, a diversão pode se tornar uma profissão bastante prazerosa”, aponta o caminho, a diretora de audiovisual da Fundação Cultural do Estado da Bahia, Sofia Federico, ao comentar as novas tecnologias e suas possibilidades de criação para o audiovisual.
Os vídeos exibidos prometem agradar a todos os gostos. Os mais antenados certamente irão se divertir com “voltage”, de 2008, que mostra robôs meio humanos e meio sintetizadores conectando-se num transe caótico. Já quem gosta de “se ver” na telona não pode perder “O Sal Tupinambá” (2008), a história de um indígena que vive de caçar aratus no sul da Bahia. “Todos os vídeos são ótimos, difícil escolher os melhores. Temos dois programas de exibição, um com os vencedores do ano passado, e outro de 2007. As escolas ou grupos podem escolher qual programa preferem ver. Cada exibição conta com cerca de nove vídeos e dura entre 30 e 40 minutos”, explica a diretora.
Para participar da mostra, basta acessar o site do festival clicando AQUI, fazer a escolha da programação, preencher o ofício e encaminhar para formação.publico@funceb.ba.gov.br. “Temos capacidade para receber grupos de cinco a 200 pessoas. Basta a escola ou entidade educacional entrar em contato conosco”, afirma Sofia. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3116-8106, com Aline Clea.