A expectativa aumentou! O XIII Festival Nacional 5 Minutos divulgou a lista dos 50 selecionados para a Mostra Competitiva do evento. “São vídeos de diversas partes do País, que mostram a mais recente produção brasileira no segmento curto formato. Há ficções, documentários e animações”, comemora a diretora de audiovisual da Fundação Cultural do Estado da Bahia, Sofia Federico.
A competição irá selecionar cinco vídeos, em diversas categorias, que dividirão o prêmio de R$ 30 mil. Quatro vídeos serão selecionados por uma comissão de premiação (do 1º ao 3º lugar, e o vídeo de “jovem realizador” menor de 21 anos) e um será escolhido pelo público (prêmio do júri popular). As exibições da mostra competitiva acontecem de
Quase todas as regiões do país estarão representadas na competição, mas os estados com maior destaque são a Bahia (com 30 selecionados), seguido de São Paulo (6), Rio de Janeiro (4), Minas Gerais (3) e Goiás (2). Os estados do Paraná, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Sergipe terão um representante cada.
Processo de seleção
Os finalistas foram selecionados por uma comissão formada por dez integrantes de reconhecida atuação no segmento artístico, que analisaram os 242 vídeos habilitados para o evento deste ano. “Quem não foi selecionado para a mostra competitiva não ficará de fora. Em Salvador será exibido o Panorama Nacional, com os outros 192 vídeos que não estão participando da competição”, afirma Sofia Federico.
COMISSÃO DE SELEÇÃO:
Confira, abaixo, a lista e o currículo dos dez integrantes da comissão de seleção designada pela Diretoria de Audiovisual da Fundação Cultural do Estado da Bahia que escolheram os integrantes da mostra competitiva:
Flávio Lopes - Artista Visual
Formado em filosofia na Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da UFBA. Participou como curador e da comissão de seleção de mostras nacionais e internacionais, a exemplo do Prêmio Braskem de Cultura e Arte e do XV Festival internacional de Arte Eletrônica Videobrasil SP.
Gildasio Leite – Diretor e ator teatral
Formado em Direção e Interpretação pela Escola de Teatro da UFBA, foi ator de grandes montagens a exemplo de MacBeth; Biderman e as Incendiárias, dentre outras. Participou de diversas obras cinematográficas como Anjo Negro; Akipalô; Rebelião do Brutas (produção italiana da Fama Filmes); O Último Herói de Gabi; Tenda dos Milagres, entre outros.
Irene Carballido - Publicitária/ Professora
Formada
José Vieira Neto - Arquiteto e cineasta
Bacharel em arquitetura, já foi premiado como cartunista no Salão de Humor de Piracicaba. Desenvolveu o primeiro filme de animação em 3D feito na Bahia, o “Prisioneiro na Torre”.
Marcos Carvalho - Músico/ compositor e produtor
Produtor com larga experiência em trilhas sonoras originais para teatro, dança, cinema e publicidade. Atuou como regente em corais do Estado da Bahia. Dirigiu o Coro Devir no espetáculo “Coro de Palhaços”, que lhe rendeu o Troféu Caymmi de direção musical.
Reinofy Duarte – Professor
Bacharel
Ricardo Castro - Diretor, ator e autor
Integrou a Companhia Baiana de Patifaria e participou de companhias teatrais de São Paulo. Escreveu, dirigiu, produziu e atuou no monólogo R$ 1,99, que chega as 10° ano em cartaz.
Silvana Rezende - Videasta
Bacharel
Wallace Nogueira - Produtor e Realizador
Bacharel em Filosofia pela Universidade Federal da Bahia, participou de cursos e oficinas como o de Desenvolvimento de Projetos de Documentário–DOC TV IV, pela Fundação Joaquim Nabuco de Pernambuco; oficina de imagem e som; e oficina de roteiro ministrado por Orlando Senna.
Valéria Simões - Fotógrafa/ artista Plástica
Bacharel
A imprensa pode obter mais informações na Lima Comunicação (tel: 3240-6344/66) com o jornalista Jan Penalva (tel: 8792-1770)